quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Alunos da E.M. Eduardo Olímpio Machado visitam CEA Imbirussu


Cerca de trinta e quatro alunos e quatro professores Escola Municipal Eduardo Olímpio Machado, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Educação Ambiental Imbirussu e saber da importância da Educação Ambiental no meio que vivem. Os alunos e professores puderam percorrer a trilha ecológica acompanhados de uma instrutora e no final do percurso lancharam. . A visita aconteceu no dia 18 de setembro no período  matutino. Veja abaixo algumas das fotos que registram a visita:










Joana Lima
Fotos: CEA Imbirussu

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Prefeitura retoma projeto Educação Ambiental Itinerante para conscientizar população

Na tarde desta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semadur) retomou o projeto de educação ambiental itinerante, iniciado em 2012 e interrompido em 2013 até este mês. Um veículo adaptado, composto com data show e som percorrerá a cidade realizando atividades voltadas a conscientizar a população sobre o meio ambiente fii apresentado ao prefeito Gilmar Olarte. O ato de relançamento ocorreu no Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar (CEA – Imbirussu).

Com a Educação Ambiental Itinerante será possível proporcionar apresentações culturais e musicais, percorrer bairros, escolas, associações de moradores, levando informações sobre reciclagem, poluição, sustentabilidade, preservação ambiental, entre outros assuntos. Além disso, o projeto leva à população palestras que proporcionarão pesquisas e gincanas aos participantes. “A conscientização ambiental é primordial para que tenhamos um futuro, por isso ações como esta são importantes para os campo-grandenses”, declarou o prefeito durante palestra para estudantes da Escola Municipal Nelson Souza Pinheiro, presentes ao evento.

Após ter iniciado a palestra no CEA Imbirussu, o prefeito Gilmar Olarte seguiu para a Escola Carlos Vilhalva Cristaldo, onde falou para os estudantes da importância da conscientização ambiental. Na escola também teve apresentação de uma peça infantil promovida pela Águas Guariroba, empresa concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da Capital.

Os alunos estavam animados com as atividades propostas pelo projeto. “É muito bom fazermos coisas diferentes na escola, ainda mais algo que nos traz conhecimento. É sempre bom lembrarmos que podemos fazer diversas medidas, simples até, para ajudar o planeta”, frisou o estudante de 12 anos Rafael Freitas, que cursa o 5° ano.

Segundo o titular da Semadur, João Alberto Borges dos Santos, começar as atividades direcionando-as a crianças foi uma estratégia da Prefeitura. “Conscientizar as crianças é muito importante, assim os tornamos cidadãos que respeitam o meio ambiente. Mas as ações não serão restritas a eles. Faremos atividades para toda a população de Campo Grande”, salientou.

Lucas Arruda MTE/MS 1212








Acadêmicos de Engenharia Ambiental visitam CEA Imbirussu




Aconteceu nesta manhã (12), uma visita com cerca de vinte acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do sul ao Centro de Educação Ambiental Imbirussu. O objetivo da visita é conhecer as ações ambientais do parque e como a profissão de engenheiro ambiental pode agir em órgãos e repartições públicas. Também foi ministrada uma palestra pelo Engenheiro Ambiental Antônio Carlos da Silva Sampaio, gestor do Centro de Educação Ambiental Imbirussú.  

Joana Lima

                           
 

  

Fotos: Antônio Carlos

Educação Ambiental na Capital é ampliada com ações itinerantes

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semadur), dará início às ações de Educação Ambiental em toda a Capital. Por meio de veículo adaptado, composto com data show e som e que poderá percorrer toda a cidade, serão realizadas diversas atividades voltadas à disseminação da Educação Ambiental.

Com a Educação Ambiental Itinerante será possível proporcionar apresentações culturais e musicais, percorrer bairros, escolas, associações de moradores e levar a todos informações sobre reciclagem, poluição, sustentabilidade, preservação ambiental entre outros assuntos, além da realização de pesquisas, palestras e gincanas.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Alberto Borges dos Santos, o veículo irá aproximar a população da temática ambiental, arangendo toda a comunidade e não restrito às escolas “Esta será a oportunidade para aqueles que não têm como se deslocarem até os Centros de Educação Ambiental de compartilharem práticas e reflexões acerca da temática ambiental. Queremos envolver toda a sociedade, despertar a consciência ambiental junto a toda a comunidade, assim estaremos cumprindo nosso papel” realçou João Alberto.

Centros de Educação Ambiental


Os CEA já se tornaram referência em Educação Ambiental na Capital e no Estado. A intenção da Semadur é aumentar a visitação aos CEA, a partir de parcerias firmadas com empresas comprometidas com a sustentabilidade ambiental, ampliando a visitação e a realização de atividades voltadas à promoção de educação ambiental,

Atualmente, Campo Grande conta com quatro CEA, sendo eles: Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar – CEA Imbirussu, Centro de Educação Ambiental Cônsul Assaf Trad – CEA Florestinha e Centro de Educação Ambiental Anhanduí.

Com ambiente propício, os CEA proporcionam aos seus visitantes experiências e momentos de estreita ligação com o meio ambiente, dispõem de estruturas completas como auditório, espaço multiuso, trilha ecológica, espaços de convivência, entre outros. Cada CEA apresenta uma particularidade e, além das visitas, também recebem eventos ligados ao meio ambiente.

Por meio destes locais, são implementadas práticas que visam à discussão e a consolidação de ações que disseminam ensinamentos socioambientais para as famílias campo-grandenses.

Serviço: as escolas interessadas em agendar visitas orientadas nos CEAs, poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE) pelo telefone 3314-3294.

Katia Tavares DRT/MS 325


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Quarta base da Guarda Municipal da Capital irá atender 100 mil moradores da região do Imbirussu




Na última sexta-feira (29), o prefeito Gilmar Olarte inaugurou a quarta base da Guarda Municipal, instalada na região Imbirussu no Parque Linear. A finalidade da base é descentralizar ações distribuídas na Capital, sendo 24 guardas municipais lotados no local, 145 guardas municipais que atenderão os 100 mil moradores dos da região.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) cedeu o espaço para que a guarda atendesse com mais prontidão e para que a população possa viver com mais segurança e paz. Além da sede no Parque Linear Imbirussu, já foram inauguradas bases nas regiões do Bandeira, do Lagoa e Anhanduizinho ‘Temos em Campo Grande uma corporação que vai se qualificando com um crescimento sustentável e gradativo, a Guarda vem aparelhando-se e evoluindo muito’, destaca o prefeito.

O comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabrera Lopes afirmou que o objetivo da criação da guarda ambiental é a prevenção da criminalidade, combate ao vandalismo, depredações do patrimônio Público e lixos nas ruas.

Estiveram presentes também na inauguração da base o Major João Sidney Penrabel dos Bombeiros do Amanhã, diretores de Escolas Municipais e Ceinfs.

 Joana Lima






Fotos: Nicholas Satyro