quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Projeto “Sementes de Sustentabilidade em Ação” da Semadur fortalece horta do Ceinf Santa Emília

Como forma de comemorar os resultados do trabalho desenvolvido por meio do projeto “Sementes da sustentabilidade em ação”, técnicos da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), órgão responsável pelo projeto, realizou na tarde de ontem (14) uma confraternização com cerca de 200 crianças e 10 educadores do Centro de Educação Infantil Santa Emília, localizado no bairro São Conrado.

O Ceinf Santa Emília que atende alunos de berçário à pré-escola participando projeto, cuja metodologia a aplicação de práticas sustentáveis com crianças de crianças de até cinco anos, por meio de rodas de conversa, narração de histórias sobre temas relacionados à sustentabilidade, brinquedos de jogos infantis confeccionados com materiais recicláveis, também utilizados na construção de parque infantil e, ainda, a formação da horta de orgânicos no centro de educação infantil.


O projeto encontra-se em sua fase inicial, na comunidade da região dos bairros Santa Emília e São Conrado. A finalidade é realizar práticas sustentáveis envolvendo a comunidade (pais, moradores), educadores e alunos do ceinf, de forma a estabelecer integração de adultos e crianças, construindo conceitos e práticas de economia solidária e tecnologia social.

Segundo a diretora do Ceinf Santa Emília, Gleise de Fátima Mello Franco, a horta de orgânicos foi criada como forma de reforçar a merenda, além de ser uma ferramenta pedagógica importante para ensinar às crianças formas de plantio e consumo de alimentos saudáveis. “Educação infantil é extremamente importante e, para os alunos, é uma brincadeira. Nós incentivamos os pequenos ao plantio, eles gostam de cuidar das árvores e um dos nossos objetivos é realizar oficinas aos pais, pois temos total integração com a comunidade”, afirma.

Para a recreadora Ellen Laís Posa, a educação ambiental desperta nas crianças o cuidado com o meio ambiente. “Elas plantam, trabalham com a terra, cuidam da horta e adoram participar. Nós as incentivamos a comer verduras e as crianças acabam gostando”, destaca.

De acordo com o engenheiro florestal Nilton Bakargi a iniciativa da Semadur é também
expandir ações de arborização no ceinf, de modo a fornecer sombra, qualidade no ensino a partir de atividades recreativas ao ar livre. “Vamos realizar projeto de arborização em benefício das crianças, para que possam realizar suas atividades de lazer com mais conforto, com apoio técnico e manutenção da horta, obtendo controle de qualidade do solo e irrigação adequada”, pontua.

Participam da equipe coordenadora do projeto “Sementes de Sustentabilidade em Ação” a
universitária de Engenharia Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco Milina Oliveira e o microempresário Jenildo Lima Andrade, com apoio técnico e orientação de práticas sustentáveis junto à comunidade local, promovendo troca de saberes científicos e populares.





Fonte/Autor: Joana Lima MTE/ MS 1540

Nenhum comentário:

Postar um comentário