quinta-feira, 23 de junho de 2016

Prefeitura leva projeto Socioeducativo Ambiental da Semadur a profissionais aeroportuários


Pode parecer que não, mas cada pequeno ato pode fazer uma grande diferença em se tratando de evitar acidentes com aviões e salvar vidas. Iniciativas simples, como evitar jogar o lixo em terrenos baldios e implantar lixeiras, conscientizar os jovens quanto ao perigo de uso de caneta laser na região do aeroporto, por exemplo, podem evitar grandes problemas. Essas e outras situações foram discutidas na manhã desta quinta-feira (23), durante reunião com cerca de 30 profissionais aeroportuários, no Auditório da Infraero. 

O evento faz parte das ações discutidas no projeto Socioeducativo Ambiental Amigos do entorno da região do Aeroporto desenvolvido pela Semadur (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) em parceria com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Ações de Educação Ambiental prevêem conscientizar a população da região e a comunidade aeroportuária quanto às consequências dos resíduos sólidos depositados no meio ambiente atraindo pássaros, além de balões e pipas que prejudicam a segurança e operacionalidade da aviação em Campo Grande. O evento encerra as atividades correspondentes à Semana do Meio Ambiente da Infraero.

No evento, fiscais da Semadur detalharam propostas para a instalação de lixeiras, de acordo com a Lei nº 5664 de 15 de janeiro de 2016 que estabelece as normas do programa “Adote uma lixeira”. Após o detalhamento sobre a implantação de lixeiras ao redor do aeroporto, os profissionais participaram de oficina de canteiros verdes, desenvolvida pelas educadoras da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho.

Segundo a coordenadora do projeto e chefe da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis Ambientais da Semadur, Cristina Piccolo, a ação está sendo realizada também nas escolas da região do Aeroporto como forma de conscientização e aprendizado aos alunos. “Esta atividade será ampliada aos condomínios da região, pelo menos em um raio de seis quilômetros em cada direção: no norte, sul, leste e oeste, integrando diferentes estratégias e instituições”, destaca.

A superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Bárbara Antônia dos Reis parabenizou a parceria com a Prefeitura de Campo Grande e espera que o trabalho em conjunto seja ampliado e transmitido para toda a comunidade. “É fundamental esta parceria, auxilia a população campo-grandense na conscientização, além de ser pré-requisito na certificação do aeroporto quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos”, ressalta.

“É sempre bom conscientizar a comunidade em geral e multiplicar estes conhecimentos para eles levarem para casa e não ficar somente no ambiente profissional”, afirma o técnico em segurança do trabalho da Infraero, Valter Coutinho ao destacar a importância de atividades como estas para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais.
 

Já para o técnico em segurança operacional, Evandro Castilho, é princípio básico da cultura que ações como estas beneficiem o meio ambiente “Precisamos conscientizar as crianças por meio do projeto rotineiramente, para que o hábito diminua casos de acidentes aéreos, ensinando-os, por exemplo, a não utilizarem canetas a laser e linhas de cerol nas pipas”, afirma.

Também participaram da palestra e da oficina guardas municipais patrulheiros ambientais, técnicos da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio) e da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Na semana passada, técnicos da Infraero em conjunto com a Semadur realizaram palestra de conscientização aos alunos das escolas Coronel Sebastião Lima e Profª Clarinda Mendes de Aquino, no Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar (CEA Imbirussú).

Fonte/Autor: Joana Lima DRT/MS 1540


Nenhum comentário:

Postar um comentário