quarta-feira, 15 de junho de 2016

Educação Ambiental para prevenção de acidentes aéreos é destaque em palestra no CEA Imbirussu

A educação ambiental para prevenção de acidentes aéreos foi o tema discutido para cerca de 70 alunos da escola Sebastião Lima e Profª Clarinda Mendes de Aquino. O encontro, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), aconteceu nesta quarta-feira (15.06) no CEA Imbirussu. A atividade faz parte da programação alusiva o mês do meio ambiente.

Para falar sobre o assunto, os técnicos Antonio Carlos Sampaio da Semadur, Daniele Voria e Fernando Almeida, da Infraero que fazem parte do Projeto “Socioeducativo Ambiental Amigos do entorno da região do Aeroporto” destacaram a conscientização quanto às consequências dos resíduos sólidos, canetas laser, balões e pipas para a segurança e operacionalidade da aviação. “Nós trabalhamos com a população com a finalidade de conscientizar e evitar acidentes”, afirmou Daniele Voria.

Durante a palestra, o gestor do CEA Imbirussu, Antonio Carlos Sampaio, considerou importante o trabalho em conjunto com a Infraero para atrair a atenção da população, em específico o público jovem, para a prevenção de acidentes que podem acontecer com as aves atraídas por restos de lixo, por exemplo. “O objetivo é conscientizar os alunos que não devem utilizar cerol nas pipas, canetas lasers que prejudicam a visão dos pilotos, além de aproveitar a ocasião para que conheçam o CEA Imbirussu”, explicou.

De acordo com Antonio Guedes, Supervisor da Escola Municipal Sebastião Lima, a ação é um grande aprendizado aos alunos. “Nós abordamos assuntos relacionados nas disciplinas, este encontro vem reforçar as ações de meio ambiente para que eles transmitam também aos pais”, destacou.


 

Os alunos do projeto acompanharam atentamente todas as questões que são prejudiciais ao trabalho dos técnicos da área aeroportuária. Guilherme Barbosa, 13 anos, considerou as informações importantes, visualizando situações reais dos perigos causados por objetos que muitos acreditam serem inofensivos. “Eu não imaginava que as canetas laser e o lixo jogado na calçada poderiam criar situação de risco para os pilotos dos aviões”, afirmou o aluno.

Já o aluno Gabriel Dias, 13 anos, não tinha conhecimento que é crime a utilização de materiais como o cerol que podem colocar em risco a vida das pessoas. “Eu não uso, mas sei que cerol pode até matar as pessoas", ponderou, destacando a gravidade da ação.

Serviço:
As escolas interessadas em agendar visitas orientadas aos Centros de Educação Ambiental (CEA) poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE) pelo telefone 3314-3294.
 Joana Lima DRT/MS 1540

Nenhum comentário:

Postar um comentário